Morre inglês que salvou 669 crianças judias na Segunda Guerra Mundial
Faleceu hoje, primeiro de julho, o inglês Sir Nicholas Winton foi o homem que, durante a Segunda Guerra, organizou o resgate de 669 crianças que seriam enviadas a campos de concentração nazistas.
Na época Sir Winton era corretor do mercado financeiro e providenciou um total de oito trens para remover crianças judias da cidade de Praga, então ocupada pelo exército nazista.
Sir Winton morreu aos 106 anos, justamente na data em que, o maior dos trens, com 241 crianças, deixou a capital da República Tcheca, há 76 anos.
Em 1939, Winton largou seu trabalho em Londres para ir a Praga salvar as crianças da morte quase certa. Os oito trens viajaram através de quatro países até o Reino Unido. Então, ele e seus parceiros de empreitada conseguiram convencer funcionários na fronteira a deixar as crianças entrarem no país, apesar da documentação incompleta.
Winton vem sendo comparado ao empresário Oskar Schindler, que também salvou centenas de judeus durante a Segunda Guerra e teve sua história contada pelo filme "A lista de Schindler", de Steven Spielberg. Sir Nicholas recebeu o título de cavalheiro da Rainha Elizabeth em 2003.
Stephen Watson, enteado de Winton, disse à imprensa que Winton morreu tranquilamente, enquanto dormia, no hospital onde estava internado.
Assita mais sobre Winter:

0 comentários:
Postar um comentário